RS – Parceria pioneira entre Instituto de Previdência do Estado(IPE) e FEE vai proporcionar a criação do Indicador de Desempenho Previdenciário(IDP)
O Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE) e a Fundação de Economia e Estatística (FEE) assinaram nesta terça-feira (2/7) um acordo de cooperação técnica para desenvolver o Indicador de Desempenho Previdenciário (IDP). A iniciativa é pioneira no País e dará condições de compor séries históricas, inicialmente voltadas para o Fundoprev, fundo de previdência dos novos servidores públicos estaduais criado em 2011. O trabalho contará com o suporte da UFRGS por intermédio da professora Maris Caroline Gosmann, coordenadora da graduação em Ciências Atuariais.
O presidente do IPE, Valter Morigi, comemorou a parceria entre as duas entidades e destacou a importância do trabalho como modelo para outros estados. “Este trabalho vai aproximar a FEE do IPE, especialmente da diretoria de previdência, para termos o nosso IDP que servirá de apoio nas tomadas de decisão na gestão do Fundoprev. Confiamos no sucesso desta parceria para, inclusive, servir de exemplo junto às entidades nacionais de previdência”, projetou Morigi que também comanda a Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).
O equilíbrio do sistema previdenciário e os cálculos atuariais são demandas recorrentes dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs). Os indicadores possibilitam um diagnóstico mais preciso sobre os principais pontos que afetam a saúde financeira e institucional dos RPPSs. Na construção do IDP serão utilizados indicadores como: reservas constituídas, comprometimento da receita corrente líquida, maturidade previdenciária, comprometimento corrente, comprometimento fiscal com pessoal e enquadramento legal.
Para o presidente da FEE, Adalmir Marquetti, a idéia da parceria é antiga e importante para as duas entidades. “Há um bom tempo a Fundação trabalha com este tema e sabemos que estes estudos podem gerar efeitos positivos sobre as finanças públicas do Estado. O IPE cumpre um papel importante do gerenciamento da previdência estadual e unindo esforços podemos dar nossa contribuição ao sistema previdenciário”.
O diretor de previdência do IPE, Ari Lovera, destacou a proximidade da UFRGS no trabalho. “Com a metodologia implementada e o suporte técnico da Universidade poderemos implementar o acompanhamento dos Regimes Próprios, saber como se comportam e qualificar o sistema do RS para buscar certificação nacional”.
O acordo prevê, ainda, acesso aos dados e espaços de trabalho do IPE, resguardadas as eventuais questões sigilosas, confidenciais e (ou) estratégicas, que dependerão de previa solicitação e analise por parte do Instituto. Estas atividades de pesquisa deverão resultar em eventos como seminários, congressos, e em produtos acadêmicos como artigos, teses e dissertações, com recomendações estratégicas e desenvolvimento tecnológico aplicado em previdência pública.
Fonte : Blog Previdência já