ALM – Asset liability management

Asset Liability Management ou, simplesmente ALM, é a elaboração de estudos de gerenciamento de ativos a partir de modelos matemáticos de gestão de ativos e passivos, e das taxas de juros do passivo, visando a otimização das carteiras de investimento do RPPS.

O objetivo dessa prática é garantir a rentabilidade dos investidores em diferentes cenários e capacitá-los para tomarem decisões mais assertivas, o que garante maior probabilidade de sucesso.

ONDE USAR A ALM?

A ALM é usada, principalmente, para gerenciar os fundos de pensão.

O estudo deverá estar em conformidade com a Política de Investimentos do RPPS prevista para o exercício, com a Resolução do Conselho Monetário Nacional Nº 4.963/2021 de 25/11/2021 e suas alterações, com as normas da Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência voltadas para investimentos dos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS, e o estabelecido no Manual do Pró Gestão versão 3.3 ou superior.

Aos RPPS que estão buscando o NÍVEL II do PRÓ-GESTÃO o ALM é item obrigatório.

ALM permite analisar a rentabilidade de ativos e passivos por meio de modelos matemáticos elaborados, que determinam o padrão de oscilações do mercado financeiro e o retorno esperado do portfólio ao longo de um determinado período.

O estudo de ALM deverá considerar as premissas e hipóteses de simulação com base em fluxos de caixa atuarial, carteira de títulos já existente e cenários macroeconômicos. De um lado, a macro alocação através da construção da Fronteira Eficiente de Markowitz e de outro, a modelagem de Cash Flow Matching para a determinação dos vértices de títulos públicos federais a serem adquiridos e proteção do Passivo do RPPS.

Será demonstrada na fronteira eficiente a carteira atual do RPPS a fim de demonstrar o risco atual, e serem apresentadas propostas de carteiras de investimentos que possam otimizar os resultados do plano de benefícios, considerando a relação entre o resultado esperado x risco.