S&P coloca Banrisul em observação negativa após oferta por folha de servidores

A S&P Global Ratings colocou os ratings de crédito de contraparte de longo prazo ‘BB’ na escala global e ‘brA+’ na escala nacional atribuídos ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) em CreditWatch negativo, com o potencial para um rebaixamento de múltiplos degraus, após a instituição financeira ter feita uma oferta de R$ 1,275 bilhão para adquirir os direitos da folha de pagamento dos servidores do estado.

Na visão da agência de classificação de risco, assim que for concluída, a operação pode impactar a posição de negócios e de capital do banco. A S&P destaca ainda que o governo tem uma capacidade limitada de usar o Banrisul como um veículo de financiamento. Essa capacidade, prossegue a agência, ficará mais clara após informações adicionais sobre os termos do contrato e a transparência da transação, e se o preço pago reflete prêmios em relação ao valor contábil tangível dos direitos para os serviços relacionados à folha de pagamento.

“Acreditamos que o Banrisul tenha uma importância limitada para o governo porque é uma instituição que visa lucros e cujo papel de serviço público poderia ser eventualmente desempenhado por outra entidade”, informa o relatório da S&P assinado pelo analista  Guilherme Machado. “Até este momento, acreditamos que o acionista controlador do banco, o governo do Rio Grande do Sul, tenha uma capacidade limitada para usar a instituição como um veículo de financiamento, dado que o Banrisul deve cumprir com as exigências do Banco Central, a Lei de Responsabilidade Fiscal e quaisquer exigências adicionais estabelecidas pelo Tesouro Nacional, limitando suas transações com o Estado”.

A agência pretende concluir o processo de revisão do rating do Banrisul nos próximos 90 dias, assim que a operação for concluída

Fonte : Investidor Institucuional

S&P coloca Banrisul em observação negativa após oferta por folha de servidores

Links úteis

Acesse abaixo uma seleção de links úteis: