Em sua estréia no 11º Congresso Nacional da ANEPREM, a Referência Gestão e Risco mostrou que transparência e parceira podem ser um diferencial quando o assunto é contratar uma assessoria financeira. Quem fala sobre a atuação da empresa e a importância do planejamento para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS´s) é a administradora e membro da Diretoria da Referência, Núria Broll. Confira a entrevista:
# Como a Referência pode contribuir com os RPPS´s brasileiros?
NB: Nossas palavras chave são parceria e transparência. Então, trabalhamos para reconhecer quais são as maiores necessidades dos Regimes Próprios e tratar das soluções. E através da troca de informações, melhorar a Política de Investimento da instituição, afim de que elas não corram riscos no mercado financeiro.
# Qual a importância para os RPPS´s, buscar um planejamento Gerencial, Econômico e Financeiro?
NB: Com o planejamento, os RPPS´s têm um maior controle interno e, conseqüentemente, um maior lucro e uma gestão qualificada. Além disso, é preciso planejar para atender a Legislação 3922 – Portaria nº 519.
# O que é indispensável para garantir uma polícia de investimento eficiente para o RPPS?
NB: Informação sobre o mercado financeiro, uma equipe técnica capacitada e com experiência e, é claro, transparência nas parceiras. É importante estipular metas e atender os prazos.
# É comum os gestores e o Conselho Administrativo dos RPPS´s realizarem o planejamento financeiro da instituição? Isso pode significar um risco?
NB: Essa é uma realidade que precisa ser mudada. Com atitudes como essa, o gestor pode viver um momento de risco maior, podendo inclusive acumular prejuízos. É preciso entender que tais profissionais não têm a experiência necessária em análise e suporte financeiro e isso, inevitavelmente, vai fazer diferença num momento de crise. Daí a importância de procurar assessorias como a Referência, que possui profissionais experientes, que atuam há anos no mercado financeiro.
# Um conselho para os gestores…
NB: Buscar uma consultoria financeira que seja transparente e parceira e que, acima de tudo, cumpra os prazos. Nós sabemos que muitos RPPS´s ainda sofrem com a falta estrutura. Mas posso garantir que através da informação, são grandes as chances de se alcançar a estabilidade no mercado financeiro.